quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A Porcentagem da seca no Nordeste

Equipe para apresentação - "A Porcentagem da seca no Nordeste"

Equipe:
    Gleidson Pereira Rangel
    Jorlânia Silva Viana
    Josilani Sousa Silva
    Laressa Tamires de Moura Lourenço
    Michele Gomes
    Taylane de Lima Costa



                    A dura vida do sertanejo (imagem da internet)


    Dentre os muitos aspectos apresentados pela Região Nordeste o que mais se destaca é a seca, causada pela escassez de chuvas, proporcionando pobreza e fome.

    A partir dessa temática é importante entender quais são os fatores que determinam o clima da região, especialmente na sub-região do sertão, região que mais sofre com a seca.

    O Sertão nordestino apresenta as menores incidências de chuvas, isso em âmbito nacional. A restrita presença de chuva nessa área é causada basicamente pelo tipo de massa de ar aliado ao relevo, esse muitas vezes impede que massas de ar quentes e úmidas ajam sobre o local causando chuvas
    .

    No sul do Sertão ocorrem, raramente, chuvas entre outubro e março, essas são provenientes da ação de frentes frias com característica polar que se apresentam e agem no sudeste. As outras áreas do Sertão têm suas chuvas provocadas pelos ventos alísios vindos do hemisfério norte.

    Vegetação

    No Sertão e no Agreste o tipo de vegetação que se apresenta é a caatinga, o clima predominante é o semi-árido, esse tipo de vegetação é adaptado à escassez de água.
    Algumas espécies de plantas da caatinga têm a capacidade de armazenar água no caule ou nas raízes, outras perdem as folhas para não diminuir a umidade, todas com o mesmo fim, poupar água para os momentos de seca. 




    Fonte/Adaptado:
    http://www.brasilescola.com/brasil/a-seca-no-nordeste.htm


    0 comentários:

    Postar um comentário